Resumo:
A educação do campo, antes nomeada de educação rural, consiste em uma das demandas de mobilização/pressão dos movimentos sociais por uma política educacional voltada às comunidades camponesas. Dessa forma, o presente trabalho visa descrever a prática pedagógica no contexto da escola do campo, Pe. José de Anchieta no município de Equador-RN, tendo como cenário seus aspectos teóricos e práticos nessa relação que se constrói entre professor-aluno no processo de ensinar-aprender. Para obtenção dos dados, optou-se pela coleta de dados, através de entrevistas com professores e diretor da escola citada. Constatou-se, através dos resultados, que os professores não aplicam os princípios estabelecidos na educação do campo, e os mesmos anseiam por uma formação continuada nessa área. Por fim, mostra as dificuldades enfrentadas pelos professores em seu dia-a-dia, enfocando suas limitações e possibilidades do exercício profissional nesse contexto.
Descrição:
SANTOS, Aldenor Jovino dos. Práticas pedagógicas na escola do campo: desafios e perspectivas na Escola Pe José de Anchieta no município de Equador-RN. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]