Resumo:
Pensar a identidade do profissional da educação na perspectiva do século XXI é aspecto fundamental nesta pesquisa intitulada A identidade do profissional docente na perspectiva do século XXI: um estudo de caso em escolas públicas do município de Picuí/PB. Esse trabalho se justifica pela necessidade de se refletir sobre o papel do profissional docente nos tempos pós-modernos em que as identidades, conforme Bauman (2001) são líquidas, isto é, estão em constante processo de (re)definição. Visamos como objetivos analisar os fatores que contribuem para a construção da identidade docente na atualidade, voltando o olhar para a realidade dos profissionais do município de Picuí, bem como verificar os desafios que o professor enfrenta na sala de aula. Formam a base teórica desse trabalho, discutindo acerca das identidades dos sujeitos na pós-modernidade, além de Bauman, Garcia (2009), Hall (2006), Nóvoa (1997) e outros. A atuação do profissional de educação nos tempos atuais requer uma dinâmica dos docentes que os coloque em condição de vanguarda no uso das tecnologias, na construção do conhecimento e na formação de cidadãos para o mundo. Esses são os desafios de quem atua e de quem quer ingressar como profissional na área de educação.
Descrição:
FERNANDES, Jeanne Medeiros Dantas. A identidade do profissional docente na perspectiva do século XXI: um estudo de caso em escolas públicas do município de Picuí/PB. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]