dc.contributor.author |
Fernandes, Jeanne Medeiros Dantas |
|
dc.date.accessioned |
2017-03-02T19:29:06Z |
|
dc.date.available |
2017-03-02T19:29:06Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-06 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.1 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12577 |
|
dc.description |
FERNANDES, Jeanne Medeiros Dantas. A identidade do profissional docente na perspectiva do século XXI: um estudo de caso em escolas públicas do município de Picuí/PB. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Pensar a identidade do profissional da educação na perspectiva do século XXI é aspecto fundamental nesta pesquisa intitulada A identidade do profissional docente na perspectiva do século XXI: um estudo de caso em escolas públicas do município de Picuí/PB. Esse trabalho se justifica pela necessidade de se refletir sobre o papel do profissional docente nos tempos pós-modernos em que as identidades, conforme Bauman (2001) são líquidas, isto é, estão em constante processo de (re)definição. Visamos como objetivos analisar os fatores que contribuem para a construção da identidade docente na atualidade, voltando o olhar para a realidade dos profissionais do município de Picuí, bem como verificar os desafios que o professor enfrenta na sala de aula. Formam a base teórica desse trabalho, discutindo acerca das identidades dos sujeitos na pós-modernidade, além de Bauman, Garcia (2009), Hall (2006), Nóvoa (1997) e outros. A atuação do profissional de educação nos tempos atuais requer uma dinâmica dos docentes que os coloque em condição de vanguarda no uso das tecnologias, na construção do conhecimento e na formação de cidadãos para o mundo. Esses são os desafios de quem atua e de quem quer ingressar como profissional na área de educação. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Adalberto Teixeira Rodrigues |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Docente |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Atuação docente |
pt_BR |
dc.title |
A identidade do profissional docente na perspectiva do século XXI: um estudo de caso em escolas públicas do município de Picuí/PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |