Resumo:
Este estudo tem como objetivo investigar a gestão democrática, como incentivadora da
participação familiar na escola, sabendo o quão necessário é para o processo educativo atual.
Esta pesquisa surgiu da observação no campo de estágio realizado em uma escola municipal,
onde leva o nome de Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho situada na cidade de
Guarabira-PB, onde era notória a pouca participação das famílias e comunidade nas atividades
escolares. Para tentar compreender a ação desse processo, se faz necessário á realização da
pesquisa que parte da seguinte problematização: como podemos descentralizar a gestão
educacional para promover a participação familiar? Utilizamos os seguintes estudos teóricos
para subsidiar este estudo: Oliveira (2007), Luck (2010), Dalberio (2009), Oliveira (2008) e
Paro (2007), para discutir os aspectos relativos á gestão escolar, a importância da participação
da família na escola e a hierarquia recorrente nas instituições. Para a construção deste trabalho
utilizamos a metodologia qualitativa, inicialmente caracterizada como observação participante
e posteriormente um estudo de caso. Durante a coleta dos dados conseguimos perceber que é
possível realizar uma gestão democrática, porém as dificuldades para que isso ocorra são
gigantescas no ambiente educacional, pois tenta-se envolver a sociedade, família, alunos,
gestores e o corpo docente, transformando o que deveria ser um convívio saudável, em
conflitos mediantes a tantos outros problemas que essa sociedade enfrenta, sendo a falta de
tempo um dos motivos para a causa desse distanciamento.
Descrição:
SILVA, F. R. da. A gestão democrática escolar como promotora da participação familiar. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.