UEPB - Repositório Digital

A gestão democrática escolar como promotora da participação familiar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Fernanda Rodrigues da
dc.date.accessioned 2017-03-06T19:29:09Z
dc.date.available 2017-03-06T19:29:09Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 371.207
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12621
dc.description SILVA, F. R. da. A gestão democrática escolar como promotora da participação familiar. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem como objetivo investigar a gestão democrática, como incentivadora da participação familiar na escola, sabendo o quão necessário é para o processo educativo atual. Esta pesquisa surgiu da observação no campo de estágio realizado em uma escola municipal, onde leva o nome de Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho situada na cidade de Guarabira-PB, onde era notória a pouca participação das famílias e comunidade nas atividades escolares. Para tentar compreender a ação desse processo, se faz necessário á realização da pesquisa que parte da seguinte problematização: como podemos descentralizar a gestão educacional para promover a participação familiar? Utilizamos os seguintes estudos teóricos para subsidiar este estudo: Oliveira (2007), Luck (2010), Dalberio (2009), Oliveira (2008) e Paro (2007), para discutir os aspectos relativos á gestão escolar, a importância da participação da família na escola e a hierarquia recorrente nas instituições. Para a construção deste trabalho utilizamos a metodologia qualitativa, inicialmente caracterizada como observação participante e posteriormente um estudo de caso. Durante a coleta dos dados conseguimos perceber que é possível realizar uma gestão democrática, porém as dificuldades para que isso ocorra são gigantescas no ambiente educacional, pois tenta-se envolver a sociedade, família, alunos, gestores e o corpo docente, transformando o que deveria ser um convívio saudável, em conflitos mediantes a tantos outros problemas que essa sociedade enfrenta, sendo a falta de tempo um dos motivos para a causa desse distanciamento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Lívia Maria Serafim Duarte Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão democrática pt_BR
dc.subject Gestão participativa pt_BR
dc.subject Família pt_BR
dc.subject Comunidade escolar pt_BR
dc.title A gestão democrática escolar como promotora da participação familiar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta