Resumo:
Este artigo faz uma reflexão acerca do trabalho com literatura afro-brasileira e africana através do material dos Livros Animados de A Cor da Cultura e de livros físicos no Ensino Fundamental II e, mais especificamente, apresenta uma proposta de intervenção realizada no 6º Ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Hildon Bandeira, localizada na cidade de Alagoa Grande/PB. Um dos objetivos principais é uma breve discussão sobre aspectos relacionados aos documentos oficiais que alicerçam a Lei 10.639/03, além de problematizar a inclusão da literatura supracitada nas salas de aulas do Ensino Fundamental, aqui no caso do 6º ano, e ainda sugerir atividades que possam intervir na prática docente em Língua Portuguesa, no concernente a abordagem e trabalho com literatura em sala de aula. A proposta de intervenção consistiu na realização de quatro oficinas em sala de aula com os alunos. Para isso utilizamos como referencial teórico Cavalleiro, (2001), (2005), (2006), Lopes (2008), Duarte, (2008), Costa (2009), Motta, (2010), Pereira, (2013), Ribeiro, (2014), dentre outros.
Descrição:
ABREU, E. R. dos S. S. de. Narrativas afro-brasileiras e africanas e a cor da cultura: uma proposta de intervenção para as aulas de leitura no Ensino Fundamental II. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.