UEPB - Repositório Digital

Narrativas afro-brasileiras e africanas e a cor da cultura: uma proposta de intervenção para as aulas de leitura no Ensino Fundamental II

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Abreu, Elinalva Roseno dos Santos Silva de
dc.date.accessioned 2017-03-06T19:32:11Z
dc.date.available 2017-03-06T19:32:11Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12623
dc.description ABREU, E. R. dos S. S. de. Narrativas afro-brasileiras e africanas e a cor da cultura: uma proposta de intervenção para as aulas de leitura no Ensino Fundamental II. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo faz uma reflexão acerca do trabalho com literatura afro-brasileira e africana através do material dos Livros Animados de A Cor da Cultura e de livros físicos no Ensino Fundamental II e, mais especificamente, apresenta uma proposta de intervenção realizada no 6º Ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Hildon Bandeira, localizada na cidade de Alagoa Grande/PB. Um dos objetivos principais é uma breve discussão sobre aspectos relacionados aos documentos oficiais que alicerçam a Lei 10.639/03, além de problematizar a inclusão da literatura supracitada nas salas de aulas do Ensino Fundamental, aqui no caso do 6º ano, e ainda sugerir atividades que possam intervir na prática docente em Língua Portuguesa, no concernente a abordagem e trabalho com literatura em sala de aula. A proposta de intervenção consistiu na realização de quatro oficinas em sala de aula com os alunos. Para isso utilizamos como referencial teórico Cavalleiro, (2001), (2005), (2006), Lopes (2008), Duarte, (2008), Costa (2009), Motta, (2010), Pereira, (2013), Ribeiro, (2014), dentre outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Suely da Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Contos afro-brasileiros e africanos pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.title Narrativas afro-brasileiras e africanas e a cor da cultura: uma proposta de intervenção para as aulas de leitura no Ensino Fundamental II pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta