Resumo:
Este trabalho tem por objetivo investigar a gestão escolar democrática na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Edgardo Júlio e no Centro Educacional Dom Helder Câmara, tecendo olhares para a formação continuada para gestores em escolas públicas de Guarabira-PB. Neste sentido, discutiremos aspectos relativos da gestão educacional, destacando a importância da formação continuada para gestores que atuam na educação básica. No entanto, para este estudo foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso para fins de elencar a gestão democrática de relevância muito importante para os processos educacionais, a qual promove a participação da comunidade, diante da realidade cotidiana, intenta-se desenvolver um estudo comparativo qualitativo em escolas de Guarabira-PB. A partir disso, usaremos como teóricos OLIVEIRA 2014, RIVAS 1997, NAVARRO 2004, partindo como ponto de controle, princípios da administração pública. Para isso, deve haver uma melhor condição de trabalho, para que assim haja um funcionamento bem exercido da instituição. O papel do gestor não se restringe somente a estar na gestão sentado sem se importar para o que está acontecendo, ele também precisa intervir, interagir, agir e analisar junto aos professores e a comunidade, pois ele é o administrador daquela instituição o que permite e faz com que gestores (as) contribuam no máximo possível com os que integram a mesma. É preciso contribuir, coordenar, acompanhar os resultados obtidos por educadores, educandos e comunidade, para, assim, promover alternativas de inovação e até mesmo poder exteriorizar resultados satisfatórios, progressos ou dificuldades pelas quais a mesma vem passando.
Descrição:
MELO, L. M. da S. G. A. de. A gestão democrática escolar: olhares para a formação continuada em escolas públicas de Guarabira - PB. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.