UEPB - Repositório Digital

A gestão democrática escolar: olhares para a formação continuada em escolas públicas de Guarabira - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Melo, Letícia Maria da Silva Gomes Aquino de
dc.date.accessioned 2017-03-06T19:33:25Z
dc.date.available 2017-03-06T19:33:25Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 371.207
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12624
dc.description MELO, L. M. da S. G. A. de. A gestão democrática escolar: olhares para a formação continuada em escolas públicas de Guarabira - PB. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo investigar a gestão escolar democrática na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Edgardo Júlio e no Centro Educacional Dom Helder Câmara, tecendo olhares para a formação continuada para gestores em escolas públicas de Guarabira-PB. Neste sentido, discutiremos aspectos relativos da gestão educacional, destacando a importância da formação continuada para gestores que atuam na educação básica. No entanto, para este estudo foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso para fins de elencar a gestão democrática de relevância muito importante para os processos educacionais, a qual promove a participação da comunidade, diante da realidade cotidiana, intenta-se desenvolver um estudo comparativo qualitativo em escolas de Guarabira-PB. A partir disso, usaremos como teóricos OLIVEIRA 2014, RIVAS 1997, NAVARRO 2004, partindo como ponto de controle, princípios da administração pública. Para isso, deve haver uma melhor condição de trabalho, para que assim haja um funcionamento bem exercido da instituição. O papel do gestor não se restringe somente a estar na gestão sentado sem se importar para o que está acontecendo, ele também precisa intervir, interagir, agir e analisar junto aos professores e a comunidade, pois ele é o administrador daquela instituição o que permite e faz com que gestores (as) contribuam no máximo possível com os que integram a mesma. É preciso contribuir, coordenar, acompanhar os resultados obtidos por educadores, educandos e comunidade, para, assim, promover alternativas de inovação e até mesmo poder exteriorizar resultados satisfatórios, progressos ou dificuldades pelas quais a mesma vem passando. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Lívia Maria Serafim Duarte Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão democrática pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.title A gestão democrática escolar: olhares para a formação continuada em escolas públicas de Guarabira - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta