UEPB - Repositório Digital

A mediação da gestão escolar na construção da Pedagogia de Projetos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Jordânia Carneiro da
dc.date.accessioned 2017-03-06T19:45:19Z
dc.date.available 2017-03-06T19:45:19Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 371.2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12634
dc.description SILVA, J. C. da. A mediação da gestão escolar na construção da Pedagogia de Projetos. 2016. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo apresenta uma discussão teórica em torno do conceito de modelo pedagógico para “A relação da gestão mediadora com a pedagogia de projetos”, abordando elementos epistemológicos, propõe-se uma revisão do conceito de gestão participativa e democrática ampliando para o construto de modelo pedagógico em que todos os membros de forma coletiva têm um ideal comum para o ambiente educacional. Esta discussão teórica constitui-se a base para a construção de um objeto de aprendizagem estimular os participantes de todos os segmentos da escola para se envolverem na realização dos projetos escolares, pois contribuem para a melhoria da escola, promoção da aprendizagem e formação crítico-social dos alunos (LUCK, 2009). Este estudo apresenta uma metodologia qualitativa, do tipo estudo de caso. O campo de pesquisa ocorreu no Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho, os sujeitos da pesquisa foram os gestores e a equipe pedagógica da escola. A pesquisa foi desenvolvida a partir de estudos teóricos sobre a gestão educacional e pedagogia de projetos, observação do cotidiano escolar e das atividades com a pedagogia de projetos realizada na instituição; e para finalizar, a aplicação de questionários para identificar como acontece a parceria da gestão na realização dos projetos na escola e qual sua contribuição para realização desta prática. Este estudo da relação com a pedagogia de projetos e a gestão escolar contribui para aquisição de conhecimentos, observando o cotidiano escolar, o processo de aprendizagem, e a gestão escolar. Para discussão destas temáticas nos subsidiamos para discutir as questões que envolvem a Gestão Educacional, Luck (2008; 2009), Oliveira (1999), Lúcia, (1998); para os aspectos relativos à Pedagogia de Projetos, Antunes (2010), Martins (2013). Esperamos que essa pesquisa venha promover reflexões para enfrentar os desafios dos profissionais e aos envolvidos e somente através de trocas de experiências de cada um dos envolvidos que se constrói o conhecimento, levando os educandos a pensarem, e assim tornam-se cidadãos críticos e que poderá contribuir para uma sociedade vindoura. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Lívia Maria Serafim Duarte Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão democrática pt_BR
dc.subject Pedagogia de Projetos pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title A mediação da gestão escolar na construção da Pedagogia de Projetos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta