Resumo:
O presente artigo apresenta uma discussão teórica em torno do conceito de modelo
pedagógico para “A relação da gestão mediadora com a pedagogia de projetos”, abordando
elementos epistemológicos, propõe-se uma revisão do conceito de gestão participativa e
democrática ampliando para o construto de modelo pedagógico em que todos os membros de
forma coletiva têm um ideal comum para o ambiente educacional. Esta discussão teórica
constitui-se a base para a construção de um objeto de aprendizagem estimular os participantes
de todos os segmentos da escola para se envolverem na realização dos projetos escolares, pois
contribuem para a melhoria da escola, promoção da aprendizagem e formação crítico-social
dos alunos (LUCK, 2009). Este estudo apresenta uma metodologia qualitativa, do tipo estudo
de caso. O campo de pesquisa ocorreu no Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho, os
sujeitos da pesquisa foram os gestores e a equipe pedagógica da escola. A pesquisa foi
desenvolvida a partir de estudos teóricos sobre a gestão educacional e pedagogia de projetos,
observação do cotidiano escolar e das atividades com a pedagogia de projetos realizada na
instituição; e para finalizar, a aplicação de questionários para identificar como acontece a
parceria da gestão na realização dos projetos na escola e qual sua contribuição para realização
desta prática. Este estudo da relação com a pedagogia de projetos e a gestão escolar contribui
para aquisição de conhecimentos, observando o cotidiano escolar, o processo de
aprendizagem, e a gestão escolar. Para discussão destas temáticas nos subsidiamos para
discutir as questões que envolvem a Gestão Educacional, Luck (2008; 2009), Oliveira (1999),
Lúcia, (1998); para os aspectos relativos à Pedagogia de Projetos, Antunes (2010), Martins
(2013). Esperamos que essa pesquisa venha promover reflexões para enfrentar os desafios dos
profissionais e aos envolvidos e somente através de trocas de experiências de cada um dos
envolvidos que se constrói o conhecimento, levando os educandos a pensarem, e assim
tornam-se cidadãos críticos e que poderá contribuir para uma sociedade vindoura.
Descrição:
SILVA, J. C. da. A mediação da gestão escolar na construção da Pedagogia de Projetos. 2016. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.