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Esse estudo apresenta reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos no
contexto da educação ofertada no sistema prisional do Presidio Regional
Vicente Claudino de Pontes, localizado na cidade de Guarabira-PB. Emerge a
partir da inserção pessoal, na condição de educadora, junto aos alunos desta
unidade prisional, na intenção de contribuir para o processo de ensino e
aprendizagem dos encarcerados no país e, especialmente, para a sua
reintegração à sociedade. Para a realização dessa pesquisa, assumimos as
orientações da abordagem qualitativa de pesquisa, desenvolvida por meio de
um estudo bibliográfico e documental, da observação in loco, enquanto técnica
de investigação, acrescida do relato de relato de experiência. Na construção
teórica do objeto nos apoiamos na leitura de autores como: BRANDÃO (2002),
FREIRE (1996) e BECARRIA (1976), entre outros. Os resultados apontam para
o reconhecimento da educação com o caminho mais viável para a
compreensão das interações sociais, entre os apenados, podendo, inclusive,
contribuir para a redução dos níveis de exclusão e criminalidade. Nesse
sentido, a importância desse estudo se dá pelo registro e pela divulgação da
forma de aprendizagem existentes na relação entre a pena social e a pena
alternativa que acontece pelo incentivo ao estudo, através de práticas
pedagógicas de ação, como também a inclusão de tais indivíduos no meio
social. |
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