Resumo:
O presente trabalho vem apresentar a importância de trabalhar o gênero textual
crônica nas práticas escolares da leitura e escrita no Ensino Médio. Pelo fato do
mesmo apresentar uma narrativa curta, focada em temas cotidianos, este gênero é
muito acessível à prática de leitura e da produção escrita. Por seu caráter
informativo e sua relação com temas difundidos socialmente, no ambiente escolar,
pode desenvolver no educando habilidades de linguagem, com autonomia e
favorecer a interação e o diálogo. Nossa metodologia se baseou em uma atividade
realizada com alunos do Ensino Médio, que leram e produziram suas próprias
crônicas. Assim, este trabalho encontra-se embasado em autores como Soares
(2007), Geraldi (2006), Dionísio (2007), dentre outros.
Descrição:
CAVALCANTE, G. de S. O gênero textual nas práticas escolares da leitura e da escrita no Ensino Médio. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.