UEPB - Repositório Digital

Trabalhando a leitura bíblica na perspectiva do letramento no ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bernardino, Sayonara Carloto Santana
dc.date.accessioned 2017-03-07T16:12:40Z
dc.date.available 2017-03-07T16:12:40Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 371.27
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12661
dc.description BERNARDINO, S. C. S. Trabalhando a leitura bíblica na perspectiva do letramento no ensino fundamental. 2016. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo pretende explicitar a importância da contação de histórias para o desenvolvimento educacional e social da criança, apontando a relevância da participação desta como leitora na construção dos sentidos a partir da interação com textos bíblicos, os quais podem se configurar uma boa opção para o estímulo à prática de leitura. Para tanto, este trabalho trará inicialmente algumas reflexões acerca da importância da inserção da criança no mundo da leitura para o seu desenvolvimento social (LAJOLO, 2002). Em seguida, ancorando-se nas discussões de Kleiman (2007), Martins (2007) e Duran (2009), faremos alguns apontamentos sobre as concepções de leitura e suas implicações para o ensino. Depois, apresentaremos alguns aspectos destacados Soares (2009) sobre o ensino da leitura na perspectiva do letramento, o qual prevê a figura do professor como agente mediador entre o letrado e o não letrado, contribuindo, assim, para uma alfabetização consciente, voltada para o desenvolvimento da autonomia social do aluno. E por fim, iremos descrever o resultado de uma atividade prática de leitura a partir da contação de narrativas bíblicas. Tal atividade foi planejada com o objetivo de promover a interação dos educandos com esse tipo de leitura, a fim de instigar neles o gosto pelo hábito de ler, bem como, ampliar os conhecimentos prévios dos alunos em todos os seus aspectos sociais e cognitivos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francinete Fernandes de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Contação de histórias pt_BR
dc.title Trabalhando a leitura bíblica na perspectiva do letramento no ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta