Resumo:
Este artigo pretende explicitar a importância da contação de histórias para o
desenvolvimento educacional e social da criança, apontando a relevância da
participação desta como leitora na construção dos sentidos a partir da interação com
textos bíblicos, os quais podem se configurar uma boa opção para o estímulo à
prática de leitura. Para tanto, este trabalho trará inicialmente algumas reflexões
acerca da importância da inserção da criança no mundo da leitura para o seu
desenvolvimento social (LAJOLO, 2002). Em seguida, ancorando-se nas discussões
de Kleiman (2007), Martins (2007) e Duran (2009), faremos alguns apontamentos
sobre as concepções de leitura e suas implicações para o ensino. Depois,
apresentaremos alguns aspectos destacados Soares (2009) sobre o ensino da
leitura na perspectiva do letramento, o qual prevê a figura do professor como agente
mediador entre o letrado e o não letrado, contribuindo, assim, para uma
alfabetização consciente, voltada para o desenvolvimento da autonomia social do
aluno. E por fim, iremos descrever o resultado de uma atividade prática de leitura a
partir da contação de narrativas bíblicas. Tal atividade foi planejada com o objetivo
de promover a interação dos educandos com esse tipo de leitura, a fim de instigar
neles o gosto pelo hábito de ler, bem como, ampliar os conhecimentos prévios dos
alunos em todos os seus aspectos sociais e cognitivos.
Descrição:
BERNARDINO, S. C. S. Trabalhando a leitura bíblica na perspectiva do
letramento no ensino fundamental. 2016. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.