UEPB - Repositório Digital

O ensino de Língua Inglesa com o uso da charge: uma importante ferramenta no ensino-aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Rosélia Marques da
dc.date.accessioned 2017-03-07T16:18:47Z
dc.date.available 2017-03-07T16:18:47Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 372.65
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12664
dc.description SILVA, R. M. da. O ensino de Língua Inglesa com o uso da charge: uma importante ferramenta no ensino-aprendizagem. 2016. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract No contexto social em que estamos inseridos, era pós-moderna, digital ou tecnológica, a língua vem sofrendo constantes transformações para acompanhar o desenvolvimento da sociedade tendo disponível diversos tipos de enunciados verbais e não verbais, sendo utilizados em diversos tipos de textos. O presente trabalho apresentará algumas reflexões sobre o ensino do gênero discursivo charge em aula de língua inglesa com auxilio da tradução, trazendo uma reflexão sobre o quanto esse gênero discursivo tem importância no ensino aprendizagem e na formação intelectual do homem. Pretende-se dinamizar o processo de ensinoaprendizagem por intermédio da tradução inter-lingual e da tradução inter-semiótica dos conceitos de Roman Jakobsom, fazendo análises de charges que fazem alusão ao cenário político atual do Brasil, reconhecendo em ambas as principais características dos textos escolhidos com vistas a alargar a capacidade de interpretação e compreensão desse tipo de texto na formação de nossos leitores. Focaliza, assim, a visão ultrapassada do ensino tradicional mostrando como deve ser pautado o ensino de língua inglesa com uso do gênero discursivo charge através do Letramento Crítico, do Ensino Comunicativo e, com o auxílio da tradução em sala de aula cruzando dados verbais e semióticos da língua. Esse trabalho não tem como objetivo fechar a reflexão de como devem ser as metodologias de ensino de língua estrangeira, mas abrir novas possibilidades de repensar o ensino de língua na sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Clara Mayara de Almeida Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gênero discursivo pt_BR
dc.subject Charge pt_BR
dc.subject Tradução pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Letramento crítico pt_BR
dc.title O ensino de Língua Inglesa com o uso da charge: uma importante ferramenta no ensino-aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta