Resumo:
No contexto social em que estamos inseridos, era pós-moderna, digital ou
tecnológica, a língua vem sofrendo constantes transformações para acompanhar o
desenvolvimento da sociedade tendo disponível diversos tipos de enunciados
verbais e não verbais, sendo utilizados em diversos tipos de textos. O presente
trabalho apresentará algumas reflexões sobre o ensino do gênero discursivo charge
em aula de língua inglesa com auxilio da tradução, trazendo uma reflexão sobre o
quanto esse gênero discursivo tem importância no ensino aprendizagem e na
formação intelectual do homem. Pretende-se dinamizar o processo de ensinoaprendizagem
por intermédio da tradução inter-lingual e da tradução inter-semiótica
dos conceitos de Roman Jakobsom, fazendo análises de charges que fazem alusão
ao cenário político atual do Brasil, reconhecendo em ambas as principais
características dos textos escolhidos com vistas a alargar a capacidade de
interpretação e compreensão desse tipo de texto na formação de nossos leitores.
Focaliza, assim, a visão ultrapassada do ensino tradicional mostrando como deve
ser pautado o ensino de língua inglesa com uso do gênero discursivo charge através
do Letramento Crítico, do Ensino Comunicativo e, com o auxílio da tradução em sala
de aula cruzando dados verbais e semióticos da língua. Esse trabalho não tem como
objetivo fechar a reflexão de como devem ser as metodologias de ensino de língua
estrangeira, mas abrir novas possibilidades de repensar o ensino de língua na sala
de aula.
Descrição:
SILVA, R. M. da. O ensino de Língua Inglesa com o uso da charge: uma importante ferramenta no ensino-aprendizagem. 2016. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.