Resumo:
O presente estudo aborda o ensino de LIBRAS, por meio de uma trajetória histórica referente a educação dos surdos. Observamos que esse tema, desde algumas décadas até hoje, é motivo de discussão no âmbito educacional. Para tanto, esta pesquisa objetiva reconhecer a importância do curso de LIBRAS na formação do profissional da educação bem como a realidade da inserção da Língua Brasileira de Sinais no ensino regular. A metodologia utilizada neste estudo, estruturada nos moldes da abordagem qualitativa da pesquisa, envolveu tanta o estudo bibliográfica, baseada em autores tais como: PENA e SAMPAIO (2010), SÁ (2006), DAMÁSIO (2005); SKLIAR (1997); ALBRES (2005); DEUS (2011); dentre outros; bem como a pesquisa de campo, na qual investigamos a relevância da aquisição da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de formação, através de um questionário aplicado a uma graduanda de Pedagogia da UEPB e cursista de LIBRAS da Funad - Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com deficiência. Assim, apontamos como fonte de aprendizagem e pesquisa acadêmica o ensino de LIBRAS e os conceitos sobre a pessoa surda, com o intuito de apresentar a realidade do ensino de LIBRAS, segundo os dados estabelecidos e realizados. Neste sentido, este estudo nos permitiu compreender as diretrizes que permeiam a educação dos surdos e o ensino da Língua Brasileira de Sinais, favorecendo uma atuação crítico-reflexiva no ensino regular, ampliando as bases de uma formação pedagógica de caráter social e humano que este ensino problematiza.
Descrição:
BATISTA, J. F. O ensino de libras e a educação dos surdos: um relato teórico crítico. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.