UEPB - Repositório Digital

O ensino de libras e a educação dos surdos: um relato teórico crítico

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Batista, Janeide Ferreira
dc.date.accessioned 2017-03-07T16:19:54Z
dc.date.available 2017-03-07T16:19:54Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12672
dc.description BATISTA, J. F. O ensino de libras e a educação dos surdos: um relato teórico crítico. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo aborda o ensino de LIBRAS, por meio de uma trajetória histórica referente a educação dos surdos. Observamos que esse tema, desde algumas décadas até hoje, é motivo de discussão no âmbito educacional. Para tanto, esta pesquisa objetiva reconhecer a importância do curso de LIBRAS na formação do profissional da educação bem como a realidade da inserção da Língua Brasileira de Sinais no ensino regular. A metodologia utilizada neste estudo, estruturada nos moldes da abordagem qualitativa da pesquisa, envolveu tanta o estudo bibliográfica, baseada em autores tais como: PENA e SAMPAIO (2010), SÁ (2006), DAMÁSIO (2005); SKLIAR (1997); ALBRES (2005); DEUS (2011); dentre outros; bem como a pesquisa de campo, na qual investigamos a relevância da aquisição da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de formação, através de um questionário aplicado a uma graduanda de Pedagogia da UEPB e cursista de LIBRAS da Funad - Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com deficiência. Assim, apontamos como fonte de aprendizagem e pesquisa acadêmica o ensino de LIBRAS e os conceitos sobre a pessoa surda, com o intuito de apresentar a realidade do ensino de LIBRAS, segundo os dados estabelecidos e realizados. Neste sentido, este estudo nos permitiu compreender as diretrizes que permeiam a educação dos surdos e o ensino da Língua Brasileira de Sinais, favorecendo uma atuação crítico-reflexiva no ensino regular, ampliando as bases de uma formação pedagógica de caráter social e humano que este ensino problematiza. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Aline de Fátima da Silva Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Surdez pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.title O ensino de libras e a educação dos surdos: um relato teórico crítico pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta