UEPB - Repositório Digital

Análise do ensino da geometria em turmas de mesmo ciclo de Ensino Fundamental II

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Tavares, Tássio da Silva
dc.date.accessioned 2017-03-07T19:21:10Z
dc.date.available 2017-03-07T19:21:10Z
dc.date.issued 2013-05-29
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12698
dc.description TAVARES, T. da S. Análise do ensino da geometria em turmas de mesmo ciclo de Ensino Fundamental II. 2013. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho foi desenvolvido com base em uma análise feita em turmas de nível fundamental II, neste caso as turmas escolhidas foram de oitavo ano de uma escola privada da cidade de Campina Grande-PB. O objetivo da pesquisa é analisar como os professores de matemática utilizam o cotidiano para ensinar geometria em sala de aula. A análise foi feita através de uma entrevista com o professor da disciplina de geometria dessas turmas, que durante um período estabelecido por ele, observou o desenvolvimento do aprendizado em diferentes turmas de oitavo ano, avaliando o desempenho dessas turmas na realização da atividade proposta, a mesma foi composta por um questionário sobre os conteúdos abordados durante as aulas de geometria. Durante esse período constatou-se que mesmo sendo turmas de mesmo ciclo o aprendizado não ocorria de forma padronizada, e na sua investigação ele pode notar que existia diversos fatores que contribuíam para que essa situação fosse constatada. Durante os dias em que o processo de análise foi feito os alunos demonstraram algumas dificuldades que segundo o professor são corriqueiras do dia a dia, tais como déficit de conteúdos e problemas cognitivos de aprendizagem que são naturais de algumas crianças devido ao bloqueio criado por elas mesmas, como por exemplo considerar a disciplina um “terror”. A entrevista foi feita ao professor e também a alguns alunos e as respostas deles foram analisadas e organizadas em gráficos. Apresentamos os resultados dessa análise de forma bem clara para que o leitor veja as diferentes opiniões sobre a geometria e como é a metodologia dos professores de matemática, nesse caso, de geometria. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Núbia do Nascimento Martins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Ensino de Geometria pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Análise do ensino da geometria em turmas de mesmo ciclo de Ensino Fundamental II pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta