Resumo:
Este estudo propõe-se a analisar as concepções das professoras da Creche Abigail Vieira da Silva no Município de Guarabira – PB sobre a intervenção do professor no brincar da criança. O trabalho tem como pressuposto teórico as concepções de Moyles (2006), no qual defende que os educadores dos primeiros anos são as pessoas que ajudam as crianças a construírem as pontes de entendimento entre suas experiências individuais e os conhecimentos mais formais sobre o mundo, dos quais depende a educação posterior, daí a necessidade da intervenção do adulto no processo do brincar na educação infantil. Dentre estes pressupostos teóricos Moyles (2006) trata também em sua obra da intervenção do/a professor/a no brincar da criança da creche, bem como sua contribuição para o seu desenvolvimento cognitivo, motor e social. A pesquisa teve como suporte os pressupostos teóricos de autores cuja linha de pensamento se relaciona em especial, com a educação e as perspectivas da intervenção do professor no brincar para o desenvolvimento da criança da Creche, foco deste estudo. A presente pesquisa é de caráter qualitativo, cujo tipo é um estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o questionário, aplicado às professoras da Educação Infantil e a observação. Na pesquisa evidenciou-se que as professoras dão importância a intervenção do adulto nas brincadeiras, mas ainda percebem que as brincadeiras direcionadas pelos professores é uma forma de silenciá-las, acalmá-las ou evitar bagunças.
Descrição:
BEZERRA, J. L. S. A importância da intervenção do professor nas brincadeiras das crianças da creche. 2011. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.