UEPB - Repositório Digital

A importância da intervenção do professor nas brincadeiras das crianças da creche

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bezerra, Jéssika Layne Silva
dc.date.accessioned 2013-07-25T14:48:49Z
dc.date.available 2013-07-25T14:48:49Z
dc.date.issued 2013-07-25
dc.identifier.other CDD 372.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1270
dc.description BEZERRA, J. L. S. A importância da intervenção do professor nas brincadeiras das crianças da creche. 2011. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo propõe-se a analisar as concepções das professoras da Creche Abigail Vieira da Silva no Município de Guarabira – PB sobre a intervenção do professor no brincar da criança. O trabalho tem como pressuposto teórico as concepções de Moyles (2006), no qual defende que os educadores dos primeiros anos são as pessoas que ajudam as crianças a construírem as pontes de entendimento entre suas experiências individuais e os conhecimentos mais formais sobre o mundo, dos quais depende a educação posterior, daí a necessidade da intervenção do adulto no processo do brincar na educação infantil. Dentre estes pressupostos teóricos Moyles (2006) trata também em sua obra da intervenção do/a professor/a no brincar da criança da creche, bem como sua contribuição para o seu desenvolvimento cognitivo, motor e social. A pesquisa teve como suporte os pressupostos teóricos de autores cuja linha de pensamento se relaciona em especial, com a educação e as perspectivas da intervenção do professor no brincar para o desenvolvimento da criança da Creche, foco deste estudo. A presente pesquisa é de caráter qualitativo, cujo tipo é um estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o questionário, aplicado às professoras da Educação Infantil e a observação. Na pesquisa evidenciou-se que as professoras dão importância a intervenção do adulto nas brincadeiras, mas ainda percebem que as brincadeiras direcionadas pelos professores é uma forma de silenciá-las, acalmá-las ou evitar bagunças. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Héllida Alcântara Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Brincadeira pt_BR
dc.subject Creche pt_BR
dc.subject Intervenção pt_BR
dc.title A importância da intervenção do professor nas brincadeiras das crianças da creche pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta