Resumo:
Este artigo foi elaborado a partir de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC),
desenvolvido após a realização de uma investigação científica na Escola Municipal
Fernando Cunha Lima, localizada na zona rural do município de Guarabira/PB entre
os meses de abril e maio de 2011. Esta investigação teve como objetivo verificar e
existência do projeto político pedagógico na referida escola e suas implicações na
prática educativa cotidiana da mesma. Sabendo que o Projeto Político Pedagógico é
um que possibilitar a organização didática e pedagógica da escola, visando um
processo educativo de qualidade tanto para os alunos quantos para as outras
pessoas que fazem parte da escola, ele não pode ficar restrito ao papel ou
formalismo técnico e legal devendo ser posto em prática, ganhando vida e formando
vidas dentro do ambiente escolar. Por essa importância recorremos aos estudos de
Betini (2005), Gandin (2006), Garcia (2006), Libâneo (2004), Marques (2003), Silva
(1996), Vasconcelos (2002), Veiga (2001) e a LDB (1996), dentre outros estudos,
como base teórica deste artigo. A investigação contou com procedimentos de
observação na escola, no seu cotidiano e aos seus agentes além da colaboração da
diretora da escola e de seus professores, o que possibilitou realizar um estudo de
caso da realidade da escola frente ao projeto político pedagógico. Portanto, após as
análises concluímos que mesmo a escola tendo este documento escrito no papel,
muitas de suas ações não são postas na prática e não estão em consonância com a
realidade do campo vivida pelos alunos. Outra conclusão que compromete a
significatividade deste documento é o fato de que desde 2003, ano de sua
formulação, ainda não foi reformulado ou reavaliado.
Descrição:
GOMES, M. G. da. S. A construção projeto político pedagógico: um estudo de
caso na Escola Municipal Fernando Cunha Lima. 2011. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.