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A construção projeto político pedagógico: um estudo de caso na Escola Municipal Fernando Cunha Lima

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dc.contributor.author Gomes, Maria Gorett da Silva
dc.date.accessioned 2013-07-25T14:50:43Z
dc.date.available 2013-07-25T14:50:43Z
dc.date.issued 2013-07-25
dc.identifier.other CDD 371.201 1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1277
dc.description GOMES, M. G. da. S. A construção projeto político pedagógico: um estudo de caso na Escola Municipal Fernando Cunha Lima. 2011. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo foi elaborado a partir de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), desenvolvido após a realização de uma investigação científica na Escola Municipal Fernando Cunha Lima, localizada na zona rural do município de Guarabira/PB entre os meses de abril e maio de 2011. Esta investigação teve como objetivo verificar e existência do projeto político pedagógico na referida escola e suas implicações na prática educativa cotidiana da mesma. Sabendo que o Projeto Político Pedagógico é um que possibilitar a organização didática e pedagógica da escola, visando um processo educativo de qualidade tanto para os alunos quantos para as outras pessoas que fazem parte da escola, ele não pode ficar restrito ao papel ou formalismo técnico e legal devendo ser posto em prática, ganhando vida e formando vidas dentro do ambiente escolar. Por essa importância recorremos aos estudos de Betini (2005), Gandin (2006), Garcia (2006), Libâneo (2004), Marques (2003), Silva (1996), Vasconcelos (2002), Veiga (2001) e a LDB (1996), dentre outros estudos, como base teórica deste artigo. A investigação contou com procedimentos de observação na escola, no seu cotidiano e aos seus agentes além da colaboração da diretora da escola e de seus professores, o que possibilitou realizar um estudo de caso da realidade da escola frente ao projeto político pedagógico. Portanto, após as análises concluímos que mesmo a escola tendo este documento escrito no papel, muitas de suas ações não são postas na prática e não estão em consonância com a realidade do campo vivida pelos alunos. Outra conclusão que compromete a significatividade deste documento é o fato de que desde 2003, ano de sua formulação, ainda não foi reformulado ou reavaliado. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Otávio da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Prática educativa pt_BR
dc.subject Projeto político pedagógico pt_BR
dc.title A construção projeto político pedagógico: um estudo de caso na Escola Municipal Fernando Cunha Lima pt_BR
dc.type Other pt_BR


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