Resumo:
A revolucionária evolução da Internet proporciona inúmeros benefícios para aqueles que
fazem uso desse meio tecnológico. Uma nova ferramenta vem sendo bastante utilizada pelas
empresas que desejam obter sucesso no mercado atual, ferramenta essa denominada
Marketing Digital. Desta forma, o presente trabalho apresenta-se como um estudo na área do
Marketing digital trazendo o referido tema que é importante e inovador para que este seja
utilizado de forma cada vez mais efetiva. Este estudo engloba conceitos como Marketing,
Marketing digital, Digital influencers (Influenciadores digitais), Blogueiras, Blogs e
Parcerias. Teve como objetivo principal analisar as contribuições que esses profissionais do
marketing digital proporcionam para empresas parceiras. A pesquisa teve como método de
coleta as entrevistas e como instrumento de coleta foram utilizados roteiros semiestruturados
aplicados a blogueiras e empresários, e em seguida as entrevistas foram analisadas por
categorias pela análise de conteúdo. Foi possível perceber que os resultados obtidos nas
parcerias entre blogueiras e empresas são significativos e que muitas vezes dizem respeito à
sobrevivência dessas últimas no mercado. Discute-se também como esses profissionais atuam
e como são capazes de influenciar o comportamento do consumo feminino e formar opinião
sobre qualquer coisa que se deseje vender, desde alimentos até serviços médicos.
Descrição:
BATISTA, E. A. Influenciadoras Digitais (blogueiras) e suas contribuições para as empresas da Cidade de Patos - PB. 2016. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.