Resumo:
Em meio a grande competitividade em que está inserido o mundo empresarial, se faz cada vez mais necessário, a todos os setores dentro de uma empresa buscar o grau de excelência no serviço oferecido. O modelo da massa crítica compreende um conjunto de fatores que visam fazer à análise e comparação entre a empresa e seus concorrentes, descobrindo quais os fatores da organização que levam ao sucesso. Esse trabalho tem como objetivo geral analisar a vantagem competitiva, com base no modelo estratégico de massa crítica em uma empresa varejista na cidade de Monteiro-PB. Os objetivos específicos são: determinar o cenário onde a empresa está localizada; enumerar os fatores críticos de sucesso; constatar se há geração de vantagem competitiva. Para isso, foi utilizado o sistema de coleta e analise dos dados de três empresas do mesmo ramo, que atuam na cidade. Segundo essa pesquisa descritiva que emprega a abordagem qualitativa, reconheceu-se, através do modelo da massa crítica, que a empresa em estudo, possui fatores de sucesso mais fortes que suas concorrentes, estando, portanto, na liderança competitiva. Com base no modelo da massa crítica, proposto por Oliveira (2014) e Brilhante (2015).
Descrição:
BRANQUINHO, G. P. Análise da vantagem competitiva com base no modelo estratégico da massa crítica em uma empresa varejista na Cidade de Monteiro - PB. 2016. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.