Resumo:
No panorama educacional brasileiro, diante das dificuldades enfrentadas pelo
magistério nacional no que diz respeito ao ensino-aprendizagem, em todas as
disciplinas, há uma busca por novas perspectivas de ensino, mais dinâmicas e
produtivas. Nesse contexto insere-se no ensino de língua portuguesa (literatura),
que também busca estratégias para renovar suas metodologias. Então, objetivou-se
com este artigo, trazer algumas reflexões sobre as possibilidades interdisciplinares e
apresentar algumas possibilidades de ensino de Literatura que contemple atividades
de descoberta e exploração de conhecimentos. Acredita-se que a
interdisciplinaridade a inter-relação entre disciplinas (FAZENDA, 2000) desperte o
desejo pelo conhecimento e a descoberta do novo, pois o leitor tem a possibilidade
de transformar o abstrato em concreto, construindo diferentes espaços de
interpretação, articulando a história ficcional aos outros conhecimentos disciplinares,
ampliando assim, as possibilidades de aprendizagem. Nesse sentido, buscamos o
suporte teórico nos PCN’s e nos estudos de alguns pesquisadores, como: Kleiman
(1999), Andrade (2005), Luck (1994), Fazenda (1993), entre outros. A pesquisa se
enquadrou na abordagem qualitativa, de cunho descritivo/interpretativista. Os
resultados apontam na direção de caminhos para minimizar o isolamento entre as
disciplinas e ampliar as possibilidades de leitura dos alunos levando-os a ler,
fazendo as relações com outros saberes.
Descrição:
QUIRINO, J. M. Literatura e interdisciplinaridade: possibilidades de regência de aulas no estágio supervisionado de Língua Portuguesa. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.