UEPB - Repositório Digital

Literatura e interdisciplinaridade: possibilidades de regência de aulas no estágio supervisionado de Língua Portuguesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Quirino, Jacyeli Macena
dc.date.accessioned 2017-03-21T16:58:49Z
dc.date.available 2017-03-21T16:58:49Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12926
dc.description QUIRINO, J. M. Literatura e interdisciplinaridade: possibilidades de regência de aulas no estágio supervisionado de Língua Portuguesa. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract No panorama educacional brasileiro, diante das dificuldades enfrentadas pelo magistério nacional no que diz respeito ao ensino-aprendizagem, em todas as disciplinas, há uma busca por novas perspectivas de ensino, mais dinâmicas e produtivas. Nesse contexto insere-se no ensino de língua portuguesa (literatura), que também busca estratégias para renovar suas metodologias. Então, objetivou-se com este artigo, trazer algumas reflexões sobre as possibilidades interdisciplinares e apresentar algumas possibilidades de ensino de Literatura que contemple atividades de descoberta e exploração de conhecimentos. Acredita-se que a interdisciplinaridade a inter-relação entre disciplinas (FAZENDA, 2000) desperte o desejo pelo conhecimento e a descoberta do novo, pois o leitor tem a possibilidade de transformar o abstrato em concreto, construindo diferentes espaços de interpretação, articulando a história ficcional aos outros conhecimentos disciplinares, ampliando assim, as possibilidades de aprendizagem. Nesse sentido, buscamos o suporte teórico nos PCN’s e nos estudos de alguns pesquisadores, como: Kleiman (1999), Andrade (2005), Luck (1994), Fazenda (1993), entre outros. A pesquisa se enquadrou na abordagem qualitativa, de cunho descritivo/interpretativista. Os resultados apontam na direção de caminhos para minimizar o isolamento entre as disciplinas e ampliar as possibilidades de leitura dos alunos levando-os a ler, fazendo as relações com outros saberes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juarez Nogueira Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.title Literatura e interdisciplinaridade: possibilidades de regência de aulas no estágio supervisionado de Língua Portuguesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta