dc.contributor.author |
Serrano, Aline Silva |
|
dc.date.accessioned |
2017-03-21T17:06:10Z |
|
dc.date.available |
2017-03-21T17:06:10Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.other |
CDD 028.5 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12929 |
|
dc.description |
SERRANO, A. S. Dificuldades de leitura e escrita no 3° ano do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola pública. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os processos da leitura e da escrita são habilidades fundamentais para uma
comunicação mais significativa. E é neste estudo de pesquisa teórica e prática
que enfatizamos de modo a discutir e identificar sua importância no contexto
escolar. Nos fundamentamos em alguns autores como, Vygotsky (1989),
Ferreiro e Teberosky (1999), Martins(1986). Procuramos identificar neste
estudo o que um determinado grupo de professores e os alunos apresentam
as dificuldades na leitura e escrita. A escola esta envolta em uma realidade, em
especial o cenário educativo, que por sua vez é encarregado de desenvolver
juntamente aos alunos, estratégias significativas de leitura, compreensão e
produção diversas. Trataremos ainda neste trabalho a relevância de gêneros
textuais bem como a necessidade de entender melhor o seu desenvolvimento
na aprendizagem, principalmente quando envolve alunos com algumas
dificuldades de assimilação de algumas competências. Constatamos que a
escola contou nesse período com o apoio Pedagógico do PNAIC, apesar de
ainda ter conseguido poucos resquícios de avanços na área de Leitura e
Escrita. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Fátima Guedes de Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.title |
Dificuldades de leitura e escrita no 3° ano do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola pública |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |