Resumo:
Os processos da leitura e da escrita são habilidades fundamentais para uma
comunicação mais significativa. E é neste estudo de pesquisa teórica e prática
que enfatizamos de modo a discutir e identificar sua importância no contexto
escolar. Nos fundamentamos em alguns autores como, Vygotsky (1989),
Ferreiro e Teberosky (1999), Martins(1986). Procuramos identificar neste
estudo o que um determinado grupo de professores e os alunos apresentam
as dificuldades na leitura e escrita. A escola esta envolta em uma realidade, em
especial o cenário educativo, que por sua vez é encarregado de desenvolver
juntamente aos alunos, estratégias significativas de leitura, compreensão e
produção diversas. Trataremos ainda neste trabalho a relevância de gêneros
textuais bem como a necessidade de entender melhor o seu desenvolvimento
na aprendizagem, principalmente quando envolve alunos com algumas
dificuldades de assimilação de algumas competências. Constatamos que a
escola contou nesse período com o apoio Pedagógico do PNAIC, apesar de
ainda ter conseguido poucos resquícios de avanços na área de Leitura e
Escrita.
Descrição:
SERRANO, A. S. Dificuldades de leitura e escrita no 3° ano do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola pública. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.