UEPB - Repositório Digital

Práticas didático-metodológicas de gramática nas aulas de língua portuguesa no Ensino Fundamental II

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Jocélia de Lima Luis da
dc.date.accessioned 2017-03-21T17:07:34Z
dc.date.available 2017-03-21T17:07:34Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 372.61
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12934
dc.description SILVA, J. de L. L. da. Práticas didático-metodológicas de gramática nas aulas de língua portuguesa no Ensino Fundamental II. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Diante das dificuldades do ensino de língua portuguesa, em especial, gramática, na escola básica, esse artigo objetivou descrever e analisar algumas opções didático-metodológicas utilizadas por professores(as) no Ensino Fundamental de Escolas Públicas de Guarabira/PB. Como suporte teórico os estudos de Bakhtin (1999; 2006), Geraldi (2006), Antunes (2003; 2014); Travaglia (2002), Ilari (2011), Franchi (1998) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998; 2001) entre outros. Tratou-se de uma pesquisa quanti-qualitativa de cunho bibliográfico, com subsídio de pesquisa de campo e observação não participante. Quatro professores(as) foram entrevistados e destes, dois observados - quatro aulas de cada. Os resultados apontam que algumas práticas que se encaminham para novas posturas metodológicas, no entanto, apesar da inserção dos estudos linguísticos, ainda estão muito presentes na sala de aula de LP, antigas posturas metodológicas, no que diz respeito ao ensino de gramática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juarez Nogueira Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Gramática pt_BR
dc.subject Práticas Metodológicas pt_BR
dc.subject Escola Básica pt_BR
dc.title Práticas didático-metodológicas de gramática nas aulas de língua portuguesa no Ensino Fundamental II pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta