Resumo:
Diante das dificuldades do ensino de língua portuguesa, em especial, gramática, na escola básica, esse artigo objetivou descrever e analisar algumas opções didático-metodológicas utilizadas por professores(as) no Ensino Fundamental de Escolas Públicas de Guarabira/PB. Como suporte teórico os estudos de Bakhtin (1999; 2006), Geraldi (2006), Antunes (2003; 2014); Travaglia (2002), Ilari (2011), Franchi (1998) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998; 2001) entre outros. Tratou-se de uma pesquisa quanti-qualitativa de cunho bibliográfico, com subsídio de pesquisa de campo e observação não participante. Quatro professores(as) foram entrevistados e destes, dois observados - quatro aulas de cada. Os resultados apontam que algumas práticas que se encaminham para novas posturas metodológicas, no entanto, apesar da inserção dos estudos linguísticos, ainda estão muito presentes na sala de aula de LP, antigas posturas metodológicas, no que diz respeito ao ensino de gramática.
Descrição:
SILVA, J. de L. L. da. Práticas didático-metodológicas de gramática nas aulas de língua portuguesa no Ensino Fundamental II. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.