UEPB - Repositório Digital

Reflexões sobre o ensino da leitura e escrita na educação dos surdos: um estudo de caso

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cunha, Sara almeida Pereira da
dc.date.accessioned 2017-03-22T20:10:39Z
dc.date.available 2017-03-22T20:10:39Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 371.912
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12968
dc.description CUNHA, S. A. P. da. Reflexões sobre o ensino da leitura e escrita na educação dos surdos: um estudo de caso. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho é o de levantar uma reflexão teórico-crítica e possíveis propostas quanto à prática docente no ensino da leitura e da escrita para alunos com surdez, apresentando algumas práticas pedagógicas que não são adequadas para este tipo de alunado. Noutros termos, buscaremos expor os desafios enfrentados pelos professores no ensino da leitura e da escrita para alunos surdos procurando, sobretudo, sugerir práticas pedagógicas que visam solucionar essa problemática, buscando meios pelos quais tanto alunos surdos, quanto os ouvintes permaneçam numa mesma sala, obtendo os mesmos direitos linguísticos, a fim de trocar conhecimentos. Fundamentamos a pesquisa em MARCUSCHI (2008) Quadros (2008), Kato (1988), Farias (2007). Adotamos como metodologia, uma pesquisa bibliográfica, e uma pesquisa de campo, onde foi efetuada uma observação para melhor perceber acerca da situação da apropriação da leitura e escrita do aluno com surdez. Para isto, conceituaremos alguns dos principais termos inerentes e importantes para este trabalho, tais como: leitura, escrita, Libras e surdez. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Aline de Fátima da Silva Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Inclusão Escolar pt_BR
dc.subject Surdez pt_BR
dc.title Reflexões sobre o ensino da leitura e escrita na educação dos surdos: um estudo de caso pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta