Resumo:
O objetivo deste trabalho é o de levantar uma reflexão teórico-crítica e possíveis propostas quanto à
prática docente no ensino da leitura e da escrita para alunos com surdez, apresentando algumas
práticas pedagógicas que não são adequadas para este tipo de alunado. Noutros termos,
buscaremos expor os desafios enfrentados pelos professores no ensino da leitura e da escrita para
alunos surdos procurando, sobretudo, sugerir práticas pedagógicas que visam solucionar essa
problemática, buscando meios pelos quais tanto alunos surdos, quanto os ouvintes permaneçam
numa mesma sala, obtendo os mesmos direitos linguísticos, a fim de trocar conhecimentos.
Fundamentamos a pesquisa em MARCUSCHI (2008) Quadros (2008), Kato (1988), Farias (2007).
Adotamos como metodologia, uma pesquisa bibliográfica, e uma pesquisa de campo, onde foi
efetuada uma observação para melhor perceber acerca da situação da apropriação da leitura e
escrita do aluno com surdez. Para isto, conceituaremos alguns dos principais termos inerentes e
importantes para este trabalho, tais como: leitura, escrita, Libras e surdez.
Descrição:
CUNHA, S. A. P. da. Reflexões sobre o ensino da leitura e escrita na educação dos surdos: um estudo de caso. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.