UEPB - Repositório Digital

Proposta de um plano de ação para a gestão de uma escola municipal de Campina Grande - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Guimarães, Gabriella Vittorino
dc.date.accessioned 2017-03-24T19:43:00Z
dc.date.available 2017-03-24T19:43:00Z
dc.date.issued 2014-03-27
dc.identifier.other CDD 371.207
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3246
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12992
dc.description GUIMARÃES, Gabriella Vitorino. Proposta de um plano de ação para a gestão de uma escola municipal de Campina Grande - PB. 2012. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Organização Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract Pretende-se a partir dessa pesquisa contribuir para um melhor trabalho da gestão escolar da Escola Municipal Rivanildo Sandro Arcoverde, localizada no município de Campina Grande-PB, de modo que a mesma venha a obter resultados futuros satisfatórios. O recorte para essa pesquisa foi uma única escola da rede municipal de ensino, onde foram ouvidos gestores e professores da mesma, com o propósito de ter uma visão mais ampla do ambiente. O objetivo é propor um plano de ação para a gestão escolar baseado nas fraquezas identificadas na análise SWOT. Para isso, teve-se como base a Análise SWOT e o Ciclo PDCA, em que o primeiro contribui no sentido de identificar os pontos positivos e negativos da organização, e o segundo para auxiliar na elaboração da proposta do plano de ação para a gestão da escola. A análise possibilitou perceber quais eram os principais problemas enfrentados na escola, em que se destacaram: falta de metas a serem alcançadas pela equipe escolar e falta de discussão acerca dos problemas existentes em sala de aula. Para buscar solucioná-los, a medida primordial foi elaborar um cronograma de monitoramento do processo que deverá ser seguido pela gestão da escola, com um posterior plano de ação, em que foram contemplados os oito passos do ciclo PDCA (identificação do problema, observação, análise, plano de ação, ação, verificação, padronização e conclusão). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador:Robson Fernandes Barbosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Escola municipal pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Análise SWOT pt_BR
dc.subject Ciclo PDCA pt_BR
dc.title Proposta de um plano de ação para a gestão de uma escola municipal de Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta