dc.contributor.author |
Soares, Nayara Katharine de Medeiros |
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dc.date.accessioned |
2013-07-26T14:42:36Z |
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dc.date.available |
2013-07-26T14:42:36Z |
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dc.date.issued |
2013-07-26 |
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dc.identifier.other |
CDD 658.408 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1310 |
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dc.description |
SOARES, N. K. de M. Responsabilidade sócio-empresarial e acessibilidade nas organizações: um estudo de caso em uma agência bancária, Patos, PB. 2012. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta monografia aborda o tema responsabilidade sócio-empresarial e acessibilidade no contexto do trabalho bancário. A pesquisa foi realizada numa organização ficticiamente chamada de Banco β, partindo da questão mobilizadora: Como as ações de acessibilidade influenciam a percepção dos clientes e dos funcionários sobre a Responsabilidade Social Empresarial? Justifica-se pela premissa de que a sociedade está mais atenta e cobrando de forma mais ativa as ações de responsabilidade social das empresas, e porque ser social e ambientalmente responsável influencia, em última instância, os lucros de uma organização, seja diretamente, ou por proporcionar a conquista e fidelização de clientes. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como as ações de acessibilidade influenciam a percepção dos clientes e dos funcionários sobre a Responsabilidade Social Empresarial. Teoricamente, foram apresentados os conceitos mais conhecidos sobre responsabilidade sócio-empresarial e acessibilidade, com os tópicos: Responsabilidade sócio-empresarial, ética aplicada ao contexto empresarial, empresa includente e acessibilidade. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, para a qual cinco sujeitos foram entrevistados. Como técnica de análise de dados, foi empregada a análise documental e de conteúdo. Os resultados apontam para a percepção de ações voltadas para acessibilidade, e para a responsabilidade social empresarial de forma isolada. Os dados permitem afirmar que existe uma fragilidade da ligação entre as ações de acessibilidade como fazendo parte do contexto de responsabilidade sócio-empresarial. Isso leva a uma reflexão sobre a (in) visibilidade das ações de acessibilidade na empresa estudada, sugerindo assim, que devem ser trabalhadas formas de se incentivar esta ligação, como uma maior divulgação entre os clientes e funcionários sobre as ações de acessibilidade adotadas. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Monique Fonseca Cardoso |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Responsabilidade sócio-empresarial |
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dc.subject |
Acessibilidade |
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dc.subject |
Instituição financeira |
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dc.title |
Responsabilidade sócio-empresarial e acessibilidade nas organizações: um estudo de caso em uma agência bancária, Patos, PB |
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dc.type |
Other |
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