UEPB - Repositório Digital

Avaliação do ensino-aprendizagem de química nas escolas de Patos - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lira, Damião Gomes de
dc.date.accessioned 2013-07-26T14:45:27Z
dc.date.available 2013-07-26T14:45:27Z
dc.date.issued 2013-07-26
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1314
dc.description LIRA, D. G. de. Avaliação do ensino-aprendizagem de química nas escolas de Patos - PB. 2012. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa de campo realizada com procedimentos metodológicos qualitativos e quantitativos, análise bibliográfica, como levantamento de dados optou-se por um questionário, o qual permite atingir seis (06) Escolas de Ensino Médio, dispersas geograficamente no município de Patos, o questionário foi cuidadosamente elaborado e aplicado aos Diretores, professores e alunos das seguintes Escolas: Escola Estadual de Ensino fundamental e médio Lúcia Wanderley de Freitas, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Manuel Vieira (CEPA), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Doutor Dionísio da Costa (PREMEM), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Auzenir Lacerda, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Gomes Alves e Colégio GEO Patos. Tendo por finalidade discutir a importância da utilização, de atividades práticas em Química, na sala de aula, perpassando algumas concepções que os professores possuem a respeito do tema sendo a realidade das escolas parte deste estudo. A partir dos estudos analisados ficou claro que dificuldades existem sim, no ensino de química, mas que pode ser superada. Para isso devem-se usar meios e métodos que conquiste o interesse do aluno. O professor deve utilizar diversas atividades como: jogos, pesquisa de campo, bibliográfica, atividades em grupo, feiras de ciências utilizando materiais caseiros e de baixo custo, ou seja, o professor deve dinamizar a aula de todas as formas possíveis para chamar a atenção e o interesse do aluno. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ilauro de Souza Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Atividades experimentais pt_BR
dc.subject Realidade das escolas pt_BR
dc.title Avaliação do ensino-aprendizagem de química nas escolas de Patos - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta