Resumo:
Em um ambiente altamente competitivo as empresas buscam novas formas e estratégias para
manterem-se ativas no mercado, de maneira a buscar por melhorias em diversas áreas, sejam
elas: econômicas, sociais, de comunicação, de qualidade, inovação, etc.
A área de recursos humanos é tida como de suma importância, pois, é através dela que se
haverá uma análise sobre as organizações e as pessoas, de maneira, a saber, se estas estão
acompanhando os avanços do mercado atual.Dessa forma a implantação do modelo de Gestão
por Competências nos últimos anos vem surgindo como aparato para a adequação do
desenvolvimento empresarial e na capacitação do indivíduo para buscar a eficiência do
desempenho de suas atribuições no trabalho e na eficácia da obtenção dos resultados
financeiros para a organização.
A presente monografia discute sobre o desenvolvimento das competências organizacional no
âmbito educacional: um estudo de caso aplicado na Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes, foi
utilizado nesta monografia o estudo de campo, tendo como instrumento a pesquisa
bibliográfica para a fundamentação teórica e questionário como forma de coleta de dados para
a análise do estudo da empresa escolhida. Na qual a Gestão por Competência surgiu para
trazer maiores contribuições e condições de gerir os funcionários das organizações atuais.Os
principais resultados deste estudo mostram que as competências mais mobilizadas pelos
gestores, dentro das requeridas pela organização, são a orientação para resultados, e o trabalho
em equipe e que a remuneração é influenciada pela avaliação das competências, mas não está
diretamente ligada a esta.
Descrição:
MELO, P. T. A. de. Desenvolvimento das competências organizacional aplicada no âmbito educacional: o caso da rede de ensino LFG Patos - PB. 2012. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.