Resumo:
Nas últimas décadas o desafio de educar faz emergir a necessidade de novas
abordagens que propiciem de forma significativa a aprendizagem e contemplem
práticas sociais, de cidadania e de inclusão dos educandos no mundo das
tecnologias. Por isso, através de um relato de experiência fruto de uma Pesquisaação
serão evidenciadas em nosso trabalho as potencialidades da Rede Social
Orkut e de suas Comunidades Virtuais para o desenvolvimento da aprendizagem
multimídia e colaborativa online, objetivando um aprendizado para além do
conteudismo, exequível também a aquisição e o aperfeiçoamento de habilidades de
comunicação diante das necessidades de diversas formas de linguagens, sejam
escritas, metalinguísticas, hipertextuais e audiovisuais presentes no universo prático
e concreto dos alunos. Em grande medida, nossa proposta surge de uma
problemática envolvendo o interesse e a acessibilidade dos educandos em relação
ao uso de outras ferramentas da internet para a construção do conhecimento e para
a pesquisa por meios das TIC’s, mas que nos foi possível a partir do Orkut, de sua
acessibilidade e de sua fácil interação, favorecer a construção do conhecimento e
promover uma compreensão ativa. Não problematizamos esta ferramenta como
instrumento didático em sala de aula ou como plataformas de EaD, mas sim, como
extensão da sala de aula, favorecendo a criação de situações de aprendizagem e
utilizando dos recursos audiovisuais, textuais e interativos acessíveis em tal
ferramenta de comunicação. Nessas práticas discursivas é possível uma interação
verbal e visual viva, significativa que desenvolve a argumentação e leva
consequentemente a uma maior apropriação dos temas a serem debatidos,
organizados, apreendidos.
Descrição:
FONTES, Welton Souto. O Orkut como extensão da sala de aula:
experiência de aprendizagem multimídia e colaborativa. 2010. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.