UEPB - Repositório Digital

O Orkut como extensão da sala de aula: experiência de aprendizagem multimídia e colaborativa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Fontes, Welton Souto
dc.date.accessioned 2017-03-24T20:45:01Z
dc.date.available 2017-03-24T20:45:01Z
dc.date.issued 2013-11-20
dc.identifier.other CDD 374.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2375
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13217
dc.description FONTES, Welton Souto. O Orkut como extensão da sala de aula: experiência de aprendizagem multimídia e colaborativa. 2010. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010. pt_BR
dc.description.abstract Nas últimas décadas o desafio de educar faz emergir a necessidade de novas abordagens que propiciem de forma significativa a aprendizagem e contemplem práticas sociais, de cidadania e de inclusão dos educandos no mundo das tecnologias. Por isso, através de um relato de experiência fruto de uma Pesquisaação serão evidenciadas em nosso trabalho as potencialidades da Rede Social Orkut e de suas Comunidades Virtuais para o desenvolvimento da aprendizagem multimídia e colaborativa online, objetivando um aprendizado para além do conteudismo, exequível também a aquisição e o aperfeiçoamento de habilidades de comunicação diante das necessidades de diversas formas de linguagens, sejam escritas, metalinguísticas, hipertextuais e audiovisuais presentes no universo prático e concreto dos alunos. Em grande medida, nossa proposta surge de uma problemática envolvendo o interesse e a acessibilidade dos educandos em relação ao uso de outras ferramentas da internet para a construção do conhecimento e para a pesquisa por meios das TIC’s, mas que nos foi possível a partir do Orkut, de sua acessibilidade e de sua fácil interação, favorecer a construção do conhecimento e promover uma compreensão ativa. Não problematizamos esta ferramenta como instrumento didático em sala de aula ou como plataformas de EaD, mas sim, como extensão da sala de aula, favorecendo a criação de situações de aprendizagem e utilizando dos recursos audiovisuais, textuais e interativos acessíveis em tal ferramenta de comunicação. Nessas práticas discursivas é possível uma interação verbal e visual viva, significativa que desenvolve a argumentação e leva consequentemente a uma maior apropriação dos temas a serem debatidos, organizados, apreendidos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Lúcia Serafim pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação à Distância pt_BR
dc.subject Educação à distância - Internet pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title O Orkut como extensão da sala de aula: experiência de aprendizagem multimídia e colaborativa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta