Resumo:
Com o advento das Tecnologias da Informação e Comunicação, as pessoas com Deficiência Intelectual estão cada vez mais buscando a autonomia no ciberespaço e utilizando a Tecnologia Assistiva como aliada. Foi objetivo do estudo mostrar a utilização da rede social-Facebook, como ferramenta de comunicação e interação em relação a pessoa com Deficiência Intelectual, sendo elas alfabetizadas e em processo de conclusão da alfabetização. A presente pesquisa foi desenvolvida na APAE-CG, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Campina Grande, no período de dezembro de 2012 a abril de 2013. Teve como embasamento teórico autores como Edgar Morin (2003), Jean Piaget (1978), Paulo Freire (2000), além de documentos legais referentes a inclusão como LDB, Constituição Federal, Declaração de Salamanca, enfatizando que todo cidadão tem o direito de participar e ser inserido na inclusão digital. A importância deste trabalho reside em contextualizar as redes sociais, mas diretamente o Facebook, como mediador na comunicação para pessoas com Deficiência Intelectual, quebrando paradigmas e superando as limitações dos usuários pesquisados. Concluímos que envolver a sociedade na construção da cultura inclusiva é tarefa fundamental, a fim de que, todos os membros da comunidade possam acreditar e compreender as razões pelas quais todos devam ser igualmente valorizados e acima de tudo de se tornarem cidadãos ativos e participativos na sociedade.
Descrição:
REGO, karla karina Abrantes. O facebook e a inclusão de deficientes intelectuais: uma experiência na APAE - CG. 2013. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.