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O facebook e a inclusão de deficientes intelectuais: uma experiência na APAE - CG

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dc.contributor.author Rêgo, karla karina Abrantes
dc.date.accessioned 2017-03-24T20:45:06Z
dc.date.available 2017-03-24T20:45:06Z
dc.date.issued 2013-11-27
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2567
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13223
dc.description REGO, karla karina Abrantes. O facebook e a inclusão de deficientes intelectuais: uma experiência na APAE - CG. 2013. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. pt_BR
dc.description.abstract Com o advento das Tecnologias da Informação e Comunicação, as pessoas com Deficiência Intelectual estão cada vez mais buscando a autonomia no ciberespaço e utilizando a Tecnologia Assistiva como aliada. Foi objetivo do estudo mostrar a utilização da rede social-Facebook, como ferramenta de comunicação e interação em relação a pessoa com Deficiência Intelectual, sendo elas alfabetizadas e em processo de conclusão da alfabetização. A presente pesquisa foi desenvolvida na APAE-CG, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Campina Grande, no período de dezembro de 2012 a abril de 2013. Teve como embasamento teórico autores como Edgar Morin (2003), Jean Piaget (1978), Paulo Freire (2000), além de documentos legais referentes a inclusão como LDB, Constituição Federal, Declaração de Salamanca, enfatizando que todo cidadão tem o direito de participar e ser inserido na inclusão digital. A importância deste trabalho reside em contextualizar as redes sociais, mas diretamente o Facebook, como mediador na comunicação para pessoas com Deficiência Intelectual, quebrando paradigmas e superando as limitações dos usuários pesquisados. Concluímos que envolver a sociedade na construção da cultura inclusiva é tarefa fundamental, a fim de que, todos os membros da comunidade possam acreditar e compreender as razões pelas quais todos devam ser igualmente valorizados e acima de tudo de se tornarem cidadãos ativos e participativos na sociedade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Lígia Pereira dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Especial pt_BR
dc.subject Inclusão Social pt_BR
dc.subject Deficiente pt_BR
dc.title O facebook e a inclusão de deficientes intelectuais: uma experiência na APAE - CG pt_BR
dc.type Other pt_BR


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