Resumo:
O stress é uma patologia muito freqüente nos dias atuais e atinge profissionais de diversas áreas de atuação. O professor não está livre dessa realidade, na verdade é um dos profissionais mais atingidos por esse mal devido ao alto grau de pressão e cobrança contínua depositados sobre ele durante sua atividade de ensino. Este estudo teve objetivo principal realizar uma discussão sobre o stress no cotidiano do professor a partir de um estudo de caso com um grupo de educadores de uma escola de Ensino Infantil e outro grupo de uma unidade escolar de Ensino Fundamental I. Para isso, esta pesquisa foi realizada em dois momentos distintos: o primeiro consistiu na investigação teórica, a partir das ideias de Lipp (2000, 2008) e Rosi (2003), entre outros. O segundo momento foi o estudo de caso em duas instituições diferentes: uma unidade de Ensino Pré-Escolar e uma escola de Ensino Fundamental I, ambos na cidade de Guarabira-PB. Para coleta de dados utilizamos como instrumentos um questionário, observação e entrevista. Os resultados demonstraram que o stress nas participantes das duas instituições está em fase de alerta e resistência. Verificou-se que o stress tem interferências do contexto social e pedagógico, sendo que na escola de Educação Infantil, tais interferências envolvem os problemas da estrutura física da escola investigada e a relação com os pais, que são inacessíveis ou indiferentes. Já na escola de Ensino Fundamental, o problema é a desobediência e o desinteresse dos alunos.
Descrição:
RODRIGUES, E. J. O stress no cotidiano do professor: reflexão sobre duas experiências. 2011. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.