UEPB - Repositório Digital

O stress no cotidiano do professor: reflexão sobre duas experiências

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rodrigues, Elivânia Justino
dc.date.accessioned 2013-07-26T18:31:41Z
dc.date.available 2013-07-26T18:31:41Z
dc.date.issued 2013-07-26
dc.identifier.other CDD 616.98
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1323
dc.description RODRIGUES, E. J. O stress no cotidiano do professor: reflexão sobre duas experiências. 2011. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. pt_BR
dc.description.abstract O stress é uma patologia muito freqüente nos dias atuais e atinge profissionais de diversas áreas de atuação. O professor não está livre dessa realidade, na verdade é um dos profissionais mais atingidos por esse mal devido ao alto grau de pressão e cobrança contínua depositados sobre ele durante sua atividade de ensino. Este estudo teve objetivo principal realizar uma discussão sobre o stress no cotidiano do professor a partir de um estudo de caso com um grupo de educadores de uma escola de Ensino Infantil e outro grupo de uma unidade escolar de Ensino Fundamental I. Para isso, esta pesquisa foi realizada em dois momentos distintos: o primeiro consistiu na investigação teórica, a partir das ideias de Lipp (2000, 2008) e Rosi (2003), entre outros. O segundo momento foi o estudo de caso em duas instituições diferentes: uma unidade de Ensino Pré-Escolar e uma escola de Ensino Fundamental I, ambos na cidade de Guarabira-PB. Para coleta de dados utilizamos como instrumentos um questionário, observação e entrevista. Os resultados demonstraram que o stress nas participantes das duas instituições está em fase de alerta e resistência. Verificou-se que o stress tem interferências do contexto social e pedagógico, sendo que na escola de Educação Infantil, tais interferências envolvem os problemas da estrutura física da escola investigada e a relação com os pais, que são inacessíveis ou indiferentes. Já na escola de Ensino Fundamental, o problema é a desobediência e o desinteresse dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rosângela de Araújo Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Professor – stress pt_BR
dc.subject Síndrome de burnout pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title O stress no cotidiano do professor: reflexão sobre duas experiências pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta