Resumo:
Este trabalho apresenta um panorama histórico sobre a concepção de Educação
Especial refletida nos diversos documentos internacionais e nacionais de grande
repercussão. Nesta oportunidade são explicitadas as mais recentes políticas
públicas que orientam a organização dos sistemas educacionais inclusivos e a
integração e aplicação da informática aplicada à educação no processo educativo
em crianças com deficiência, além disso, apresenta a informática como uma forte
aliada neste processo inclusivo, permitindo que alunos/as com deficiência, utilizando
estes recursos, possam trabalhar o conteúdo de sala de aula juntamente com
seus/suas colegas em classes regulares. Discute também a Educação Inclusiva, que
tem como princípio a busca de um ambiente escolar e social cada vez mais restrito.
A inclusão se traduz pela capacidade da escola em dar respostas eficazes à
diferença de aprendizagem dos/as alunos/as. Ela demanda que a escola se
transforme em espaço de trocas o qual favorece o ato de ensinar e aprender.
Transformar a escola significa criar as condições para que todos participem do
processo de construção do conhecimento independente de suas características
particulares. Por fim, apresenta os caminhos percorridos pela APAE/CG na gestão
inclusiva, tendo em vista os processos descentralizados e cooperativos, bem como a
tessitura de uma rede de apoio pedagógico para a inclusão.
Descrição:
SILVA, Alex-Sandra Costa . Educação especial e novas tecnologias:
caminhos para a inclusão?
. 2011. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.