UEPB - Repositório Digital

Educação especial e novas tecnologias: caminhos para a inclusão?

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Alex-Sandra Costa
dc.date.accessioned 2017-03-24T20:45:23Z
dc.date.available 2017-03-24T20:45:23Z
dc.date.issued 2014-07-02
dc.identifier.other CDD 3719
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4067
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13240
dc.description SILVA, Alex-Sandra Costa . Educação especial e novas tecnologias: caminhos para a inclusão? . 2011. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta um panorama histórico sobre a concepção de Educação Especial refletida nos diversos documentos internacionais e nacionais de grande repercussão. Nesta oportunidade são explicitadas as mais recentes políticas públicas que orientam a organização dos sistemas educacionais inclusivos e a integração e aplicação da informática aplicada à educação no processo educativo em crianças com deficiência, além disso, apresenta a informática como uma forte aliada neste processo inclusivo, permitindo que alunos/as com deficiência, utilizando estes recursos, possam trabalhar o conteúdo de sala de aula juntamente com seus/suas colegas em classes regulares. Discute também a Educação Inclusiva, que tem como princípio a busca de um ambiente escolar e social cada vez mais restrito. A inclusão se traduz pela capacidade da escola em dar respostas eficazes à diferença de aprendizagem dos/as alunos/as. Ela demanda que a escola se transforme em espaço de trocas o qual favorece o ato de ensinar e aprender. Transformar a escola significa criar as condições para que todos participem do processo de construção do conhecimento independente de suas características particulares. Por fim, apresenta os caminhos percorridos pela APAE/CG na gestão inclusiva, tendo em vista os processos descentralizados e cooperativos, bem como a tessitura de uma rede de apoio pedagógico para a inclusão. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador:Ligia Pereira dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Especial pt_BR
dc.subject Educação Inclusiva pt_BR
dc.title Educação especial e novas tecnologias: caminhos para a inclusão? pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta