Resumo:
A disseminação do acesso às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)
ampliou a oferta de programas de EaD e trouxe novos desafios para que essa modalidade
de ensino possa utilizar as funcionalidades dessas tecnologias em situações nas quais
tragam efetivas contribuições ao processo educativo. Desse modo, configuram -se novos
contextos de ensino e aprendizagem, que provocam transformações no fazer docente e
impulsionam mudanças na formação de professores produzidas mediante a Educação
Online. Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa de caráter exploratório, constituindo -se de
uma elaboração teórica que busca analisar a importância de uma formação continuada de
docentes do Ensino Superior para atuar na EaD Online. As experiências formativas em
Educação online, apesar de utilizarem diferentes ambientes de aprendizagem com várias
interfaces que possibilitam uma comunicação mais interativa e cooperativa, continuam
pautados em práticas pedagógicas baseadas numa educação instrucionista, cujo principal
fundamento é a perspectiva instrumental que reduz o sujeito a condição de objeto. Isto
devido à sua lógica meramente sequencial e reprodutivista, subutilizando todo o potencial
interativo dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. A EaD não é apenas uma solução
paliativa para atender alunos situados distantes geograficamente das instituições
educacionais, nem trata da simples transposição de conteúdos e métodos de ensino
presencial para outros meios telemáticos. Os programas de EaD podem ter o nível de
diálogo priorizado ou não segundo a concepção epistemológica e respectiva abordagem
pedagógica.
Descrição:
ALVES, Taíses Araújo da Silva. Formação de professores para educação online. 2011. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]