UEPB - Repositório Digital

Formação de professores para educação online

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Taíses Araújo da Silva
dc.date.accessioned 2017-03-24T20:45:34Z
dc.date.available 2017-03-24T20:45:34Z
dc.date.issued 2011-02-21
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10980
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13248
dc.description ALVES, Taíses Araújo da Silva. Formação de professores para educação online. 2011. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract A disseminação do acesso às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ampliou a oferta de programas de EaD e trouxe novos desafios para que essa modalidade de ensino possa utilizar as funcionalidades dessas tecnologias em situações nas quais tragam efetivas contribuições ao processo educativo. Desse modo, configuram -se novos contextos de ensino e aprendizagem, que provocam transformações no fazer docente e impulsionam mudanças na formação de professores produzidas mediante a Educação Online. Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa de caráter exploratório, constituindo -se de uma elaboração teórica que busca analisar a importância de uma formação continuada de docentes do Ensino Superior para atuar na EaD Online. As experiências formativas em Educação online, apesar de utilizarem diferentes ambientes de aprendizagem com várias interfaces que possibilitam uma comunicação mais interativa e cooperativa, continuam pautados em práticas pedagógicas baseadas numa educação instrucionista, cujo principal fundamento é a perspectiva instrumental que reduz o sujeito a condição de objeto. Isto devido à sua lógica meramente sequencial e reprodutivista, subutilizando todo o potencial interativo dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. A EaD não é apenas uma solução paliativa para atender alunos situados distantes geograficamente das instituições educacionais, nem trata da simples transposição de conteúdos e métodos de ensino presencial para outros meios telemáticos. Os programas de EaD podem ter o nível de diálogo priorizado ou não segundo a concepção epistemológica e respectiva abordagem pedagógica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Robson Pequeno de Sousa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Informática - Educação pt_BR
dc.subject Tecnologia da informação pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject TDIC pt_BR
dc.title Formação de professores para educação online pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta