Resumo:
O processo de ensino-aprendizagem passa por transformações devido ao grande avanço tecnológico. No entanto, tem-se tornado alvo de discussões e até mesmo um desafio para professores que não cresceram acessando a internet e/ou usufruindo das ferramentas digitais. Por outro lado, os educadores lidam com adolescentes digitais, estes que fazem um uso prático e contínuo da tecnologia, ou seja, veem da vida virtual algo mais intenso que o cotidiano real. Considerando esse contexto, um levantamento de informações foi realizado em quatro instituições da rede pública de ensino do município de Campina Grande – PB através de um questionário com professores da disciplina de Língua Portuguesa, com o objetivo geral de analisar a prática do professor de Língua Portuguesa em sala de aula, visando identificar quais métodos de ensino são priorizados pelo (a) professor (a) na busca por novas possibilidades de ensinar e aprender unidas às inovações tecnológicas disponibilizadas pelo programa PROINFO. Com base na perspectiva teórica de linha Construtivista, método que procura instigar a curiosidade dos alunos, sendo levados a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com a realidade, abordada a partir da visão de alguns estudiosos, tais como: Jean Piaget, WinVeen, José Moran, entre outros. Ressalta-se que quase todos os sujeitos envolvidos apresentam uma concepção similar, revelando reflexões sobre o valor da tecnologia na sala de aula.
Descrição:
MONTENEGRO, Izabel Fernandes Barros. O trabalho de professores de língua portuguesa em escolas públicas que adotara o programa PROINFO. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]