Resumo:
O presente trabalho relata os preceitos, fundamentos e características da infografia como
prática comunicacional para ser usado como metodologia na modalidade de ensino nãopresencial.
Para tanto foi usada o Estado da Arte, ou seja, a investigação do referencial
bibliográfico e do diálogo com produção científica sobre Educação a Distância e Infografia na
Educação à Distância. Tendo como objetivo a analisar a evolução da temática no meio
acadêmico contribuindo, desta maneira, com novas leituras. Como parte do desenvolvimento
da pesquisa foi apresentada a evolução da construção infográfica ao longo de décadas
conjuntamente com a evolução da internet. Para isso o diálogo se deu com autores nacionais e
internacionais que trataram de questões como interatividade, mediação, EaD, infográficos
entre outros. Os resultados alcançados e proposituras iniciais dessa leitura se apresentaram na
visibilidade e maior interatividade que os infográficos têm a oferecer à Educação a Distância,
haja vista que antes de qualquer referência sobre a modalidade, deve-se compreendê-la como
um processo comunicativo. Desta forma, a utilização da infografia na Educação a Distância
tanto como meio, mas também como o objetivo no processo de ensino e aprendizagem revelase
como uma prática a ser socializada e explorada pela comunicação.
Descrição:
BEZERRA, Carolina Cavalcanti. Comunicação e educação: infografia como alternativa
para o ensino à distância. 2010. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.